sábado, 24 de julho de 2010

Cambará do Sul

No último final de semana, eu e meu marido estivemos na agradável cidade de Cambará do Sul com o objetivo de passear pelo Itaimbezinho e curtir o frio. Mas, com toda aquela chuva, não tivemos outra alternativa: a visita ao Parque teve de ficar pra próxima. Então, decidimos nos jogar na culinária local, já que não dava pra perder a reserva do hotel.

Cambará Eco Hotel

Abriu as portas em dezembro do ano passado e a proposta é ser um hotel ecologicamente correto, com uso de água da chuva, aquecimento solar, separação de lixo e tratamento de esgoto anaeróbio. Fica na estrada que leva aos cânions, localizado a 18 km do Parque Nacional Aparados da Serra e a um quilômetro do Centro da cidade. É, ao mesmo tempo, isolado e bem localizado. Rodeado por um lago, onde é possível andar de pedalinho - quando nao está chovendo, nao foi o nosso caso...

Também tem um espaço chamado Shopping Rural (foto abaixo), que vende artigos campeiros, roupas de lã, mel (Cambará do Sul é uma grande produtora de mel do RS), além de um restaurante - R$ 30 por pessoa o buffet...

Tem piscina, quadra esportiva, sala de TV com lareira, aquecimento em todo o quarto e um delicioso café da manhã. Um detalhe que ainda precisa ser melhorado: o estacionamento. Além de nao ser coberto, tem bastante lama na saída do carro. Despejar um pouco de brita já amenizaria o problema.

Endereço: Estrada do Faxinal, 1001 (54) 32511703
Site do hotel

Restaurante Galpão Costaneira
Pra quem gosta de comida campeira, esse é o lugar ideal. Na entrada, um espaço onde servem chimarrão e diversos tipos de cachaça, para abrir o apetite.
Ambiente rústico aquecido por uma lareira improvisada, buffet maravilhoso, com aipim assado, três tipos de feijão - sendo um deles mexido - saladas, costelão, carreteiro... Nas opções de sobremesa, um verdadeiro sagu de vinho, com um creminho delicioso.

Nos finais de semana, tem um gaiteiro tocando música gauchesca durante o dia todo.

Também é tradição no local deixar por de baixo da toalha de plástico bilhetes com a percepção sobre o local, identificando de qual localidade o cliente vem, ou mesmo cartões de visita.

Preços muito bons, são três opções:
Buffet de comida campeira + salada + sobremesa: R$ 15,00
Buffet de comida campeira + salada + sobremesa + tábua na mesa, com queijo e linguiça: R$ 20,00
Tudo isso citado acima + grelhados: R$ 25,00

Endereço: Rua Dona Úrsula, 1069
Tel.: (54) 3251.1005
Funcionamento: Diariamente - Das 11h30 às 15h e das 19h30 às 22h

Pizza Retrô

Nossa única decepção. Deve ser muito boa a pizza, mas o atendimento não parece dos melhores. Chegamos e a casa parecia lotada. Então, ficamos esperando em pé, em frente a uma lareira. A (única) garçonete passou pela gente diversas vezes. Um homem, que parecia ser o proprietário também. Mas ng foi capaz de falar conosco. Até que eu, indignada, chamei a garçonete, que me respondeu:
- A casa tá lotada, só voltando mais tarde... Nem pra perguntar se a gente queria esperar um pouco, levando em consideração que tem um sofá de espera, com a tal da lareira...
Com a chuva que estava, claro que nao voltamos depois. Mas fomos a um galeto maravilhoso.

Galeteria O Casarão
Na entrada já se percebe o tipo de restaurante: uma cantina totalmente italiana, com diversas opções de vinho. Os dois donos, um casal muito simpático, fazem o atendimento impecável e totalmente familiar...
A música e o ambiente decorado com garrafões e pequenas pipas, é possível experimentar as principais delícias da culinária italiana. No buffet, muitas saladas orgânicas, retiradas de uma horta própria ao lado do restaurante. Massa, molhos... uma delícia. Na mesa, servem queijinho a milanesa derretido, galeto, carne de porco, contrafilé. Tudo na brasa, para manter quentinho.
Experimentamos um vinho tinto colonial da casa, muito gostoso.

O resturante nao aceita cartão, mas tem um convênio com o posto de gasolina onde é possível fazer o pagamento.