segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Tony Manero, o filme

Mais uma vez, pegamos um filme pensando ser engraçadinho - a nao ser pelo fato de se passar no Chile, durante a ditadura Pinochet -, mas nao era... Raúl Peralta, um cara de 52 anos, obcecado por Tony Manero, personagem do John Travolta no "Embalos de Sábado à noite", passa o filme se preparando para participar de um concurso de sósias do personagem, em um programa de televisão local, no estilo do “Show de Calouros”, by Sílvio Santos.
Mas ao contrário do que pensamos ao locar o filme, é uma "película" nada fácil. Nas cenas iniciais, minha primeira revolta contra Raúl:
Depois de ajudar uma senhora assaltada, a leva até em casa, aparentando bondade. Chegando lá, espanca a velhinha e rouba sua televisão em cores - algo caríssimo nos idos dos anos 70.

Durante todo o filme, custe o que custar - inclusive a vida de quem atravessa o seu caminho, Raúl vai encontrando maneiras de tornar a si e a sua vida o mais próxima de Tony Manero, inclusive, reproduzir a discoteca do filme na lanchonete pobre onde se apresenta e imita Travolta.

A ditadura Pinochet é pouquíssimo abordada no filme, apenas explica o contexto político em que tudo aquilo se passou - como as recomendações aos calouros do concurso do tal programa de televisão. - Não falem mal do governo no ar.

No final, fiquei olhando pra tela e, até agora, não decidi se gostei, ou não do filme.

PS: em alguns momentos, Raúl lembra Al Pacino

Tony Manero
Chile, 2008 - 97 min
Direção: Pablo Larían
Roteiro:Alfredo Castro, Mateo Iribarren, Pablo Larrain
Elenco:Alfredo Castro, Paola Lattus, Hector Morales, Amparo Noguera e Elsa Poblete.

Um comentário:

Luciano disse...

SIM, lembra muito o Al Pacino!!!

E, também, estou pensando se gostei ou não do filme... de repente, daqui a alguns anos vira "cult" e a gente vai pode dizer que viu... e ainda não sabe se gostou!

Chique, não?!
;)
;**