quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Assinado, Jesus Cristo



Depois da venda de pedaços da cruz onde Jesus teria sido cruscificado e outras coisas do gênero, a Igreja Universal se puxa ainda mais: concedendo aos pobres dizimistas um certificado assinado por Jesus Cristo.

Aproveito o momento de denúncia contra a Universal para contar um "causo".

Lembro como se fosse hoje do documentário que fizemos, no último ano de faculdade, sobre religiões. O primeiro deles era sobre a Universal. Depois de várias semanas pedindo autorização para filmar um culto, sem resposta, decidimos colocar em prática nossa veia de "jornalistas investigativos". Puxa, que emoção!! Colocamos uma pequena câmera escondida na bolsa de uma colega e três pessoas tentaram entrar no culto e filmar o que conseguissem. O restante do grupo ficou do lado de fora, entrevistando os fiéis que saiam do "templo". Relatos impressionantes de gente que "realmente tinha sido curada" pelos milagres da trupe de Edir Macedo. A entrada no culto foi tranquila. Conseguimos filmar muitas coisas, inclusive, um "descarrego". O pessoal do lado de fora (inclusive eu) começou a ficar apreensivo, porque todo mundo já tinha saído do culto, começaram a fechar as grades da igreja e nada dos nossos colegas saírem. Ligávamos para os celulares e ninguem atendia. Todos apavorados, quando o telefone tocou. Era o Edson dizendo que alguns pastores perceberam que estavam com uma câmera e os levaram para um quartinho, no fundo da Igreja. Medo!!!
Ficaram ameaçando nossos colegas, dizendo que, ou eles apagavam o que estava na fita, ou não sairiam dali. Fingiam que ligavam para advogados, dizendo que iam chamar a polícia, já que nao tínhamos autorizaçao para filmar lá dentro. Enfim... O resultado foi que os colegas acabaram cedendo e apagaram tudo que a gente tinha conseguido. O segundo documentário foi sobre umbanda, muito mais tranquilo de fazer, mas tão "emocionante" quanto.

Nenhum comentário: